domingo, 27 de julho de 2008

Rancho dá provas de grande vitalidade...


O festival internacional de folclore de Benfica do Ribatejo, que acabou por se estender às quatro freguesias do concelho de Almeirim, foi a grande prova do dinamismo e da actual capacidade de mobilização do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (RFBR). Durante quatro dias, de 24 a 27 de Abril, passaram por Almeirim cerca de 300 elementos de grupos etnográficos vindos da Inglaterra, Grécia, Itália, Turquia, Senegal, Índia, Jordânia e Finlândia, a que se juntaram todos os agrupamentos folclóricos de Almeirim, numa organização que, em termos logísticos, reuniu perto de 150 colaboradores. A Assembleia Municipal distinguiu o trabalho e a dedicação dos envolvidos com um louvor atribuído por unanimidade e aclamação.

“Além de ser o maior evento que já realizámos, o festival foi um grande sucesso que valorizou bastante o folclore no concelho e projectou a imagem de Almeirim de uma forma bastante positiva”, declara, em jeito de balanço, Ricardo Casebre, actual responsável do RFBR. “Houve muitas coisas que nos surpreenderam pela positiva, como o facto de muitos miúdos que nem gostavam ou sequer conheciam o folclore, hoje estarem a pedir para dançar no rancho de Benfica e quererem fazer parte dele”, exemplifica. Ricardo Casebre não esconde o desejo de repetir a experiência, “talvez em 2010, porque este tipo de festival tem uma estrutura tão pesada que torna quase impossível realizá-lo anualmente”.
Fundado em 1979, o RFBR dá continuidade ao antigo Rancho Folclórico dos Pescadores de Benfica do Ribatejo, fundado em 1955 pela mão de Celestino Graça. Tal como o seu antecessor, o actual rancho tem como missão apresentar e valorizar historicamente o trajar, costumes, usos, cantos, danças e formas de socialização da década compreendida entre os anos de 1925 e 1935. “Tentámos recuperar e preservar as músicas e os trajes dos pescadores da época, e adicionámos os trajes e as danças típicas da lezíria ribatejana e da charneca”, explica o presidente do rancho, que conta, neste momento, com cerca de 40 elementos. “E temos também o rancho folclórico infantil de Benfica do Ribatejo, que é uma escola de formação para o rancho adulto”, acrescenta Ricardo Casebre.

Envolver o rancho em actividades que o aproximem da comunidade tem sido um dos principais objectivos de Ricardo Casebre, que salienta que “este grupo está bastante dinâmico e tem muita vontade de fazer as coisas acontecer”. O RFBR, que até tem por objectivo preservar a cultura piscatória ancestral ligada à faina no rio Tejo, está a participar activamente no projecto de candidatura da cultura avieira a património nacional. “Estamos envolvidos na recuperação de alguns caminhos vicinais e agrícolas, e gostávamos de recuperar a antiga aldeia avieira que existiu junto a Benfica”, explica Ricardo Casebre.

In Rota das Freguesias : http://www.oribatejo.pt/?lop=conteudo&op=d2ddea18f00665ce8623e36bd4e3c7c5&id=da442cb1a3877a9688991ca4880bf573&drops[drop_edicao]=152&drops[drop_edicao]=152

Delegação de Benfica do Ribatejo integra comitiva

Lançamento Oficial da Cultura Avieira a Património Nacional

Representantes do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo e Presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, parceiros neste projecto integram comitiva neste LANÇAMENTO OFICIAL

O projecto de candidatura da cultura avieira a património nacional foi oficialmente lançado no sábado, 19 de Julho, com um percurso marítimo a bordo do varino Liberdade, cedido pela câmara municipal de Vila Franca de Xira. O objectivo foi dar a conhecer, de perto, a realidade do grande estuário do Tejo e da cultura avieira existente entre Lisboa e Valada, no Cartaxo

sábado, 5 de julho de 2008

Benfica do Ribatejo em festa espera muitos visitantes

Texto de:João Nuno Pepino


Benfica do Ribatejo em festa espera muitos visitantes

Entre os dias 10 e 13 de Julho, todos estão convidados a passar pelas festas populares de Benfica do Ribatejo, que se realizam junto ao pavilhão desportivo da vila. Do programa deste ano, destaque para as tasquinhas, que vão servir os pitéus típicos da gastronomia regional, e para a mostra económica e cultural, que se realiza pela segunda vez em 2008. "Este ano, queremos dar um salto quantitativo e qualitativo", afirma o presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, Amândio Freitas, dando conta do sucesso alcançado na primeira edição.

O ano passado, a mostra económica e cultural arrancou com 14 expositores, e este ano conta já com 21 stands de empresas e instituições vindas maioritariamente da freguesia. Na vertente gastronómica, os visitantes encontram sete tasquinhas estendidas ao longo de 42 metros do recinto, e o tempo quente convida a um petisco ao ar livre. Os espaços são explorados por colectividades locais, que encontram nas festas uma boa oportunidade de angariar alguns fundos. Durante quatro dias, animação não vai faltar na vila, até porque o programa tem actividades para todos os gostos.

Na animação musical, destaque para as actuações do duo romântico brasileiro Lucas & Matheus, no dia do encerramento, mas também para Tina T (na 6ª feira) e Edna Pimenta e Banda Bambaiana (no sábado). Em termos desportivos, realiza-se um torneio de futsal, um de petanca e outro de chinquilho, para além da 1ª milha urbana de Benfica do Ribatejo. Destaque ainda para o passeio equestre pela freguesia, que se realiza no sábado, e para o fogo de artificio que encerra os festejos.

"A vila vai mexer bastante durante estes dias", promete Amândio Freitas, que não tem visto grande andamento aos projectos estruturantes que quer concretizar na vila, casos do complexo desportivo no Pinhal do Bacalhau, ou do centro cultural, apesar de já ser certo dizer que será instalado no edifício do mercado.

"São projectos de maior dimensão, que não dependem só de nós, mas não vamos desistir deles", explica o autarca, garantindo que o executivo local não tem estado parado. A Junta adquiriu recentemente um autocarro que tem uma importância cada vez maior no transporte da população, sobretudo entre os mais idosos, e investiu cerca de 80 mil euros (com ajuda da Câmara) na aquisição de uma varredoura para assegurar a higiene urbana, e que será apresentada publicamente no dia 12, durante as festas da freguesia.



Junta recupera
património local

A Fonte Branca vai recuperar a sua traça original. A reconstrução será feita a partir de uma fotografia encontrada em Mora, na posse de uma septuagenária que viveu em Benfica do Ribatejo até aos seus 16 anos. A Junta andou mais de um ano à procura de uma imagem.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo actuou no Dia da Cidade

23 Jun 2008, 18:01h
Festas de Almeirim animaram a cidade


Folclore, marchas populares e concertos encheram os jardins da Biblioteca Municipal de Almeirim durante as festas da cidade de Almeirim que terminaram este domingo. Na zona das tasquinhas milhares de pessoas apreciaram os variados petiscos característicos da região assim como as farturas e o pão com chouriço.